STRESS É UMA EPIDEMIA MUNDIAL? E VOCÊ É STRESSADO?

Estresse – ele já é considerado uma epidemia mundial

 

 

 

 

image

Estresse – quem nunca ouviu essa palavra? Atualmente, este é o um termo comum entre pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. A vida anda em ritmo frenético, tudo precisa ser feito e decidido com a máxima rapidez, agilidade e eficiência são as palavras chave do sucesso, mas essa correria desenfreada pode trazer malefícios à saúde física e mental de qualquer indivíduo, que muitas vezes, sente-se perdido no meio de tanta correria.

O estresse (ou stress) nada mais é do que a resposta do corpo e da mente frente a problemas causados por estímulos externos (chamados estressores). Essa resposta permite a você superar desafios, problemas e exigências do meio-ambiente, bem como o desgaste mental e físico que isso causa. No entanto, quando o corpo e a mente ficam sob ação dos estressores durante muito tempo, inúmeros problemas são desencadeados.

A palavra estresse veio da física, onde representa a tensão e o desgaste que materiais podem sofrer. Para designar cansaço físico e mental, a palavra estresse foi usada pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Salye, na revista científica Nature. Na época, o cientista utilizou esse termo sem atribuir um sentido positivo ou negativo a ele, representando as respostas aos estressores. Pouco tempo depois, o termo estresse passou a ter um sentido negativo, designando o desgaste físico e emocional.

Alguns estudos recentes dão conta de que homens e mulheres reagem de maneiras diferentes frente a situações de estresse. Enquanto os homens, quando lidam com o perigo ou ameaça, lutam ou fogem, as mulheres não deixam a adrenalina tomar conta da situação e agem de maneira afetiva e maternal, protegendo seus filhos dos perigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s