DORES E ALEGRIAS NA VIDA…ISSO TAMBÉM PASSA…?

Você olha mais as dores do que as alegrias? O que seria mais saudável?

Conta-se que, em um reino distante, um súdito estava preocupado em dar um presente ao rei por conta de seu aniversário e, não sabendo o que dar, resolveu procurar um sábio e pedir-lhe um conselho. Explicou ao sábio o que precisava e o sábio escutou com muita atenção. Pediu-lhe um dia para pensar. No dia seguinte o súdito foi conversar e o sábio sugeriu-lhe que desse um anel de presente. O súdito argumentou: “mas, o rei já tem tudo. E vou dar-lhe um anel?” O sábio disse-lhe que este anel era diferente, pois nele estava escrito: “Isto também passa”. Quando o rei vier da guerra todo orgulhoso por ter vencido a guerra, peça para ele olhar o anel; mas, também, quando em outra ocasião ele voltar de lutas, for derrotado, perdendo soldados e sentindo-se fracassado, peça a ele também olhar o anel.

Que lição de vida pode-se tirar desta estória? Para muitas pessoas, a época de final de ano é tempo de balanço de vida, de analisar o que valeu a pena, quais foram os ganhos e perdas. Como foi o ano que passou para você? Você planejou, fez metas, lutou – qual foi o resultado? A maioria de nós não sabe lidar com vitórias e derrotas, pois nas duas parece que o tempo será eterno. Quando lutamos muito por algo e vencemos é comum ficarmos orgulhosos e até alardearmos de modo inadequado a vitória, quase sempre compartilhando como mérito nosso. Por outro lado, quando diante da derrota, como é fácil culparmos os outros o fato de não termos alcançado a vitória. Mas, onde há perdas, há ganhos e o contrário também acontece. Como você tem encarado as vitórias e derrotas em sua  vida? Elas passam ou perduram?

Anúncios

3 pensamentos sobre “DORES E ALEGRIAS NA VIDA…ISSO TAMBÉM PASSA…?

  1. Por muito tempo eu não tive a consciência que as coisas passavam,principalmente as ruins,achava que o tempo ficaria parado,coisa mais louca isso.Creio que se eu tivesse a percepção da passagem do tempo,tudo teria sido diferente.Claro que hoje é diferente,mas devo confessar…Nem tanto quanto eu gostaria…

    • É quase um rito de passagem para a maioria de nós! Eu para tornar-me psicólogo fui paciente durante 5 anos em psicoterapia de grupo. Valeu deu para tratar muitas coisas, mas, sempre a gente vai aprendendo…a vida é um eterno desafio, né verdade?

      • Penso que realmente seja real a máxima “O que não nos mata nos torna mais fortes.”
        Dessa forma, acredito que só conseguimos a felicidade, no sentido de saber valorizá-la, após termos experimentado algum sofrimento.
        Boa noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s